Professora sorrindo em sala de aula conduzindo atividades de alfabetização

Atividades de alfabetização preparam a jornada educacional

06/05/2024

Quando devo começar a alfabetizar meu filho?

A jornada da alfabetização é uma das mais importantes na vida educacional de uma criança. No Colégio Talento, em Cotia (SP), entendemos que essa aventura começa muito antes da escola formal. É uma pergunta comum entre os pais: “Quando devo começar a alfabetizar meu filho?”. A diretora pedagógica, Silvana Montanari, oferece uma perspectiva esclarecedora: “Alfabetizar é mais do que ensinar a ler e escrever; é despertar a curiosidade e a paixão pelo aprendizado. E isso começa em casa, muito antes dos 6 anos'.

O início da alfabetização formal, quando a criança entra no Ensino Fundamental, é apenas uma etapa desse processo contínuo. A preparação para a alfabetização pode começar em casa, com atividades lúdicas que naturalmente envolvem letras, palavras e histórias. Ler para seu filho, brincar com letras e palavras, e reconhecer letras em objetos cotidianos são maneiras efetivas de criar um ambiente que estimula o aprendizado. Como destaca Silvana Montanari, "Cada momento lúdico é uma oportunidade de aprendizado. A chave é tornar a alfabetização uma jornada divertida e envolvente".

O papel dos pais

A participação ativa dos pais nesta fase inicial não é apenas benéfica, mas essencial. Complementa o aprendizado escolar e associa a leitura e a escrita a um ambiente familiar e seguro. Isso é crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. A alfabetização abre portas para todas as áreas acadêmicas, além de ser fundamental para a participação ativa na sociedade.

O equilíbrio é vital na frequência das atividades de alfabetização em casa. Evitar a sobrecarga é tão importante quanto manter uma prática regular e divertida. Incluir atividades curtas e prazerosas no dia a dia, como uma história na hora de dormir ou um jogo de palavras, é um excelente caminho.

A fase de alfabetização é essencial para o desenvolvimento acadêmico e pessoal da criança, não apenas estabelecendo a base para futuras habilidades de leitura e escrita, mas também ajudando no desenvolvimento emocional e social. O papel dos pais, em colaboração com os educadores, é garantir um processo de alfabetização rico, diversificado e adaptado às necessidades individuais de cada criança.

Para saber mais sobre atividades de alfabetização, acesse https://educador.com.br/atividades-de-alfabetizacao/ ou https://novaescola.org.br/planos-de-aula/alfabetizacao