crianças segurando letrinhas

Alunos exploram o alfabeto em atividade lúdica e educativa

02/10/2024

No Colégio Talento as crianças mergulharam no universo das letras promovendo o desenvolvimento de importantes habilidades para a alfabetização.

Em uma atividade especialmente planejada para as crianças, o Colégio Talento proporcionou uma experiência rica de descobertas, focada na diversidade de letras e formas. Ao explorarem o alfabeto de forma lúdica, os alunos tiveram a oportunidade de reconhecer e identificar letras, além de desenvolverem diversas habilidades para o processo de alfabetização e crescimento educacional.

Entre as competências trabalhadas, a discriminação auditiva e visual foi um dos principais focos. Ao ouvirem e visualizarem as letras, as crianças puderam identificar sons e formas, o que é essencial para a compreensão da leitura e da escrita. Esse reconhecimento visual das letras do alfabeto é o ponto de partida para a construção das habilidades de leitura.

Outro aspecto importante foi o estímulo à criatividade e imaginação, incentivadas a desenhar, colorir e criar formas com as letras, dando asas à imaginação enquanto aprendiam.

Atenção e memória também foram trabalhadas intensamente, uma vez que as crianças precisaram focar em cada letra e som, além de relembrar suas formas e associações.

A atividade também foi um momento de integração. Ao trabalharem em grupo, as crianças aprenderam a compartilhar experiências e colaborar umas com as outras, fortalecendo laços e promovendo um ambiente de cooperação.

Outro ponto crucial foi a prática da coordenação motora fina. Ao manusearem materiais como lápis, papéis e tintas, os alunos exercitaram o controle motor das mãos e dos dedos, uma habilidade essencial para a escrita. A coordenação motora fina é trabalhada de forma contínua no Colégio Talento, preparando as crianças para os desafios da escrita e da manipulação de objetos com precisão.

No Colégio Talento, a proposta de "aprender brincando" é uma das bases do trabalho que proporciona experiências afetivas, de criatividade e conhecimento.