duas crianças usando o celular

Sedentarismo infantil, um desafio para o bem-estar das crianças

27/09/2024

O sedentarismo infantil é uma condição cada vez mais comum e preocupante, caracterizada pela falta de atividade física regular e o excesso de tempo em atividades sedentárias, como o uso prolongado de dispositivos eletrônicos. Esse comportamento afeta diretamente a saúde física e mental das crianças, contribuindo para o aumento da obesidade e problemas relacionados, como dificuldades respiratórias, complicações ortopédicas e até mesmo baixa autoestima.

Os sintomas do sedentarismo infantil podem aparecer de diferentes formas, sendo o ganho de peso o mais comum. Crianças que passam muito tempo sentadas ou deitadas, sem praticar exercícios, têm uma maior propensão ao excesso de peso, o que pode trazer diversas complicações de saúde, como diabetes tipo 2, problemas cardíacos e até transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão. Além disso, o sedentarismo afeta a capacidade de execução de atividades físicas simples, como correr, pular e caminhar.

"Precisamos estar atentos à rotina das crianças e criar oportunidades para que elas se movimentem mais e passem menos tempo em frente às telas", orienta Silvana Montanari, diretora pedagógica do Colégio Talento, de Cotia (SP).

Um dos principais fatores que contribuem para o sedentarismo infantil é a combinação de hábitos alimentares inadequados com a falta de exercícios. Muitas crianças consomem alimentos ricos em gorduras e açúcares, o que, associado à ausência de atividade física, resulta no aumento da obesidade. Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis fiquem atentos à alimentação dos pequenos, incentivando o consumo de frutas, legumes e alimentos naturais.

Para combater o sedentarismo, é necessário que tanto as famílias quanto as escolas tomem medidas que incentivem a prática de atividades físicas e a adoção de hábitos saudáveis. Além disso, reduzir o tempo de tela, estabelecer horários para o uso de dispositivos eletrônicos e promover momentos em família, como passeios e caminhadas, são estratégias eficazes para evitar a inatividade.

O papel da escola também é importante na prevenção do sedentarismo. Aulas de Educação Física regulares e atividades extracurriculares, como esportes e dança, oferecem às crianças a oportunidade de se manterem ativas. Criar um ambiente escolar que valorize o movimento e promova atividades lúdicas é fundamental para o desenvolvimento motor e emocional das crianças.

Envolver toda a comunidade no combate ao sedentarismo infantil também é essencial. A criação de espaços públicos, como parques e praças seguras, onde as crianças possam brincar e se movimentar, contribui para uma rotina mais ativa. É importante que tanto a escola quanto a família estejam alinhadas para oferecer às crianças condições de crescerem de maneira saudável e ativa.

Em resumo, o sedentarismo infantil é um problema que requer atenção de pais, educadores e da sociedade como um todo. Incentivar a prática regular de atividades físicas, promover uma alimentação equilibrada e limitar o tempo de tela são ações fundamentais para garantir que as crianças cresçam saudáveis e preparadas para enfrentar os desafios da vida adulta. Para saber mais sobre sedentarismo, visite https://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/obesidade-infantil.htm e https://www.pastoraldacrianca.org.br/obesidade/sedentarismo-infantil