Criança dormindo

A importância do sono para o desenvolvimento e o bem-estar infantil

20/09/2024

O sono desempenha um papel vital no desenvolvimento das crianças, afetando diretamente sua saúde física, cognitiva e emocional. Durante o sono, o corpo realiza funções essenciais, como a liberação do hormônio do crescimento e a consolidação da memória, processos que são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Quando o sono é interrompido ou insuficiente, esses processos ficam comprometidos, afetando desde o crescimento até o desempenho acadêmico.

Crianças que não dormem bem podem apresentar dificuldades de concentração, irritabilidade e problemas emocionais. A diretora pedagógica do Colégio Talento, de Cotia (SP), Silvana Montanari, explica: “O sono adequado não só ajuda as crianças a aprenderem melhor, mas também é crucial para o equilíbrio emocional e o bom funcionamento do corpo.” Além de ajudar no crescimento, o sono promove a plasticidade cerebral, essencial para que as crianças se adaptem e aprendam novos conteúdos de forma eficiente.

A qualidade do sono está intimamente ligada ao desempenho escolar. Crianças que dormem bem têm melhor concentração, raciocínio e capacidade de resolver problemas, o que se reflete diretamente em suas notas e no engajamento nas atividades escolares. Por outro lado, a falta de sono pode causar sonolência diurna, dificultando a participação nas aulas e aumentando a chance de erros e esquecimentos.

No campo emocional, o sono de má qualidade pode levar à instabilidade, tornando as crianças mais impulsivas e irritadas. A privação de sono também está associada ao aumento do risco de desenvolver transtornos como ansiedade e depressão. Segundo Silvana Montanari, “um sono regular e de boa qualidade é um dos melhores aliados da saúde mental das crianças, ajudando-as a enfrentar desafios emocionais com mais resiliência”.

A importância de uma rotina de sono saudável

Estabelecer uma rotina de sono consistente é fundamental para que as crianças aproveitem ao máximo os benefícios do descanso. Horários regulares para dormir e acordar, juntamente com um ambiente propício, como um quarto escuro e silencioso, são medidas que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Evitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir e incentivar atividades relaxantes, como a leitura de histórias, também são práticas que contribuem para um sono reparador.

A prática de atividades físicas é recomendada, pois ajuda a regular o ciclo do sono, desde que feitas em horários apropriados. Para crianças que enfrentam dificuldades persistentes para dormir, é importante buscar orientação médica para identificar possíveis distúrbios e adotar intervenções específicas.

Para saber mais sobre sono, visite https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/como-o-sono-impacta-o-desenvolvimento-infantil/ e https://institutodosono.com/artigos-noticias/o-papel-vital-do-sono-para-o-funcionamento-do-organismo/