uma turma de alunos do infantil do Colégio Talento participando de uma aula de música, com seus xilofones coloridos

Educação musical é o impacto que os alunos precisam

03/05/2024

A música é uma excelente ferramenta para desenvolver o lado cognitivo dos estudantes e o Colégio Talento não abre mão disso. Envolvidos pela sonoridade, eles aprendem a expressar emoções, a ter concentração e criatividade

A educação musical se tornou um grande diferencial no Colégio Talento e quase não é preciso dizer: os estudantes adoram! As aulas iniciam desde bem pequenos, na Educação Infantil e são oferecidas até o 5º ano do Ensino Fundamental. É que a música tem o poder de envolver de forma surpreendente, capaz de atuar na formação do estudante de diversas formas.

Algumas maravilhas que as aulas de música proporcionam são desenvolver o cognitivo da criança, estimular a criatividade e a expressão emocional, inspirar a habilidade artística. Ela atua ainda na coordenação motora e ajuda no foco e na concentração. Não é demais?

Sabendo dessa importante ferramenta, o Colégio Talento tem o projeto “Harmonizando mentes brilhantes” em que os estudantes realizam atividades de tocar, cantar e dançar na sala de aula. A educação musical promove uma abordagem holística, em que envolve o indivíduo de forma completa nos potenciais intelectuais, emocionais, sociais. Isso facilita até a cumplicidade entre professor, aluno e a família.

“O objetivo do nosso trabalho de Educação Musical é aprimorar o processo de aprendizagem usando a música para envolver os alunos de uma forma divertida e multidisciplinar”, afirma o professor, Danilo Nakayama.

A iniciativa da escola tem inspiração nos ensinamentos deixados por grandes nomes da música, como o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. A ideia dele era possibilitar através da imaginação o despertar da sensibilidade artística, podendo usar, por exemplo, jogos e cantigas para esse fim. As crianças podem até mesmo representar em desenho e escrita as sensações despertadas pela música.

E, assim como o Colégio Talento faz, Villa-Lobos considerava que o ensino musical deveria começar o mais cedo possível, tão precocemente quanto o desenvolvimento da linguagem e a familiarização com os sons. O que importa, segundo Villa-Lobos é, acima de tudo, a “educação do ouvido e da alma”.

Portanto, os estudantes do Colégio Talento podem estar certos de que têm muito mais que uma aula de música, mas uma infinidade de aprendizados e descobertas.