Alunas cantando paródia em sala de aula

Criatividade em sala de aula transforma conteúdos em paródias

04/09/2024

Professores utilizam a música para facilitar a fixação de conteúdos, mesclando conhecimento e interação com os alunos.

A equipe pedagógica do Colégio Talento acredita no poder da criatividade para tornar o aprendizado mais acessível e interessante para os alunos. Um exemplo dessa abordagem é o uso de paródias em sala de aula, uma maneira divertida e eficaz na fixação de conteúdos.

Os alunos do 6º ano B se empolgam com as músicas na aula de português. A sala inteira canta letras que falam de gerúndio, verbo e muitos outros conceitos. Além do coro animado, ao final ainda dançam, tornando a aula um momento de aprendizado com alegria. E as paródias envolvem várias outras disciplinas, como a de química também. Os alunos do 9º ano aprendem sobre ácido e base com muito ritmo e energia.

Ao adaptar letras de músicas conhecidas para explicar conceitos acadêmicos, os professores conseguem captar a atenção dos alunos de forma única, em que os estudantes participam de forma ativa e absorvem o conhecimento naturalmente.

O impacto dessa abordagem criativa vai além do engajamento, afinal, a música e o ritmo ajudam a estimular diferentes áreas do cérebro, facilitando a compreensão e a memorização de informações. No Talento, os professores notaram que os alunos que participam dessas atividades compreendem melhor a matéria e demonstram maior retenção de conteúdo ao longo do tempo.

Além disso, oferecer aulas criativas, como as que envolvem paródias, é essencial para atender às diversas necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Cada criança aprende de uma maneira diferente e atividades diferentes assim estimulam habilidades importantes, como o pensamento crítico, a capacidade de expressão e a interação entre colegas.

No Colégio, paródias, jogos, projetos e outras atividades criativas são ferramentas valiosas que fazem do processo de ensino-aprendizagem uma jornada prazerosa e rica em descobertas.