pai com a mão no ombro do filho enquanto ele está sentado fazendo uma tarefa escolar, ambos felizes sorrindo

Incentivando com sabedoria

01/05/2024

Reconhecendo o sucesso no boletim escolar

Localizado em Cotia (SP), o Colégio Talento entende a importância do reconhecimento do esforço estudantil. Este texto busca orientar os pais sobre como recompensar seus filhos por um bom boletim escolar, enfatizando a importância do esforço e da aprendizagem. “É fundamental celebrar o esforço dos alunos e o processo de aprendizagem, mais do que apenas o resultado final”, destaca Silvana Montanari, diretora pedagógica do Colégio Talento. Ela aconselha os pais a valorizarem o trabalho duro e a dedicação, independentemente das notas.

O Colégio Talento aconselha os pais a considerarem recompensas não materiais. "Atividades que fortalecem os laços familiares ou promovem novas experiências educativas podem ser mais valiosas do que recompensas financeiras", diz Silvana. Isso inclui passeios culturais, projetos familiares ou um dia especial juntos.

Incentivos que reforçam valores

Incentivar valores como a curiosidade e o amor pelo aprendizado é essencial. Os pais podem escolher recompensas que estimulem a criatividade e o interesse intelectual dos filhos, como livros, visitas a museus ou workshops em áreas de interesse.

Abordagem após notas baixas

Diante de notas baixas, é recomendável que se tenha uma abordagem construtiva. Discussões abertas sobre as causas e soluções possíveis são essenciais, criando um ambiente de apoio e compreensão. Estabelecer um plano de ação juntos pode ajudar a superar desafios.

A diretora ressalta a importância da saúde mental e do equilíbrio. Reconhecer os esforços dos estudantes sem adicionar pressão desnecessária é crucial para o seu bem-estar emocional. Isso significa celebrar as conquistas, mas também fornecer apoio e compreensão nos momentos desafiadores.

Para mais informações sobre boletim escolar, acesse https://educacao.uol.com.br/noticias/2009/03/04/economistas-e-psicologos-divergem-sobre-dar-ou-nao-recompensas-para-estudantes.htm ou https://www.grudadoemvoce.com.br/blog/notas-na-escola/