Menina com a mão no rosto demonstrando sinais de estresse.

Sinais de que o adolescente precisa desestressar e como ajudar

29/07/2024

A adolescência é um período de intensas mudanças físicas, emocionais e sociais. Essas transformações, somadas às responsabilidades acadêmicas e à necessidade de integração social, podem gerar estresse significativo nos jovens. Identificar os sinais de estresse e implementar estratégias eficazes para ajudar os adolescentes a desestressar é crucial para o bem-estar deles.

Os adolescentes podem exibir vários sinais de que precisam desestressar. Mudanças de humor são um dos indicativos mais comuns. Se o adolescente apresenta irritabilidade, tristeza ou explosões emocionais frequentes, pode estar sob grande pressão. Problemas de sono, como dificuldades para dormir ou dormir excessivamente, também são sinais claros de estresse. Sintomas físicos, como dores de cabeça, dores no estômago e fadiga, sem uma causa médica aparente, são outro alerta importante. Além disso, o isolamento social, com a evitação de amigos e atividades anteriormente prazerosas, e a queda no desempenho escolar, com diminuição nas notas e falta de interesse nos estudos, são indicativos de que algo não está bem.

Existem várias abordagens que podem ajudar os adolescentes a gerenciar o estresse de maneira eficaz. A atividade física regular é uma das formas mais recomendadas, pois ajuda a melhorar o humor e a energia. Exercícios como correr, nadar, dançar ou praticar esportes podem ser particularmente benéficos. Angela Ledo, diretora pedagógica do Colégio Talento, de Cotia (SP), ressalta: Incentivar os adolescentes a manterem-se ativos é fundamental para aliviar o estresse e melhorar a saúde mental.

Outra estratégia é apoiar os hobbies e interesses dos adolescentes. Envolver-se em atividades que gostam, como tocar um instrumento, desenhar, ler ou qualquer outro hobby, pode proporcionar uma distração saudável do estresse diário. Manter interações sociais positivas também é essencial. Passar tempo com amigos e familiares oferece apoio emocional e momentos de diversão, contribuindo para a redução do estresse.

A organização e o planejamento são igualmente importantes. Ajudar os adolescentes a organizar seu tempo e estabelecer um cronograma de estudos pode reduzir a sensação de sobrecarga. Pausas regulares durante os períodos de estudo ajudam a evitar o cansaço mental. Criar um ambiente de estudo tranquilo e livre de distrações melhora a concentração e reduz o estresse. Além disso, ensinar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou alongamentos, pode aliviar o estresse imediato.
Uma dieta equilibrada e uma boa rotina de sono são fundamentais para a saúde mental e física dos adolescentes. Evitar o uso excessivo de cafeína e eletrônicos antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono, contribuindo para a redução do estresse. Angela Ledo comenta: Promover hábitos saudáveis de alimentação e sono é essencial para garantir que os adolescentes estejam bem-preparados para enfrentar os desafios diários.

Gerenciar eficazmente o estresse na adolescência traz inúmeros benefícios. Melhora a saúde mental, reduzindo a ansiedade e a depressão e promovendo uma sensação geral de bem-estar. No desempenho escolar e social, uma boa gestão do estresse resulta em melhor concentração, memória e desempenho acadêmico, além de interações sociais mais positivas. A saúde física também é beneficiada, com fortalecimento do sistema imunológico, melhor qualidade do sono e aumento dos níveis de energia. O desenvolvimento emocional é outro aspecto favorecido, com maior capacidade de lidar com desafios e desenvolver resiliência emocional, essencial para a vida adulta.

Para saber mais sobre desestressar na adolescência, visite https://jornal.usp.br/ciencias/estudo-ajuda-a-entender-por-que-o-estresse-na-adolescencia-predispoe-a-doencas-psiquiatricas-na-fase-adulta/ e https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes