Menina com cerca de 2 anos, sentada sorrindo no troninho no processo de desfralde.

Como fazer um desfralde tranquilo

26/07/2024

O desfralde é uma etapa significativa no desenvolvimento das crianças, marcando a transição do uso de fraldas para o controle autônomo das necessidades fisiológicas. Esse processo exige paciência, compreensão e respeito ao tempo individual de cada criança. O desfralde é um momento de aprendizado e deve ser conduzido com carinho e paciência, respeitando o ritmo de cada criança, destaca Silvana Montanari, diretora pedagógica do Colégio Talento, de Cotia (SP).

O primeiro passo no desfralde é observar os sinais de que a criança está pronta. Esses sinais incluem avisar quando fez xixi ou cocô, mostrar incômodo com a fralda suja ou avisar quando sente vontade de usar o banheiro. Criar uma rotina regular para a criança usar o penico ou vaso sanitário também pode ajudar a facilitar o processo. Estabelecer horários como após as refeições, ao acordar e antes de dormir, pode ajudar a criança a entender a importância de usar o banheiro.

Usar recursos visuais e lúdicos, como livros, bonecos e histórias, pode tornar o processo mais divertido e compreensível para a criança. Elogiar e incentivar cada pequena conquista é fundamental para reforçar positivamente o comportamento desejado. Escolher o equipamento adequado, seja um penico ou um redutor de assento, de acordo com a preferência da criança, garantirá que ela se sinta segura e confortável durante o processo.

Manter a consistência é outro ponto crucial. Uma vez iniciado o desfralde, é importante manter a mesma abordagem tanto em casa quanto em outros lugares, como na escola, para evitar confusões. A consistência no desfralde é essencial para que a criança se sinta segura e confiante, ressalta Silvana Montanari.

Idade ideal para iniciar o desfralde

Não existe uma idade exata para iniciar o desfralde, pois cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Geralmente, entre os 2 e 3 anos de idade, muitas crianças começam a apresentar sinais de prontidão, como controle dos esfíncteres e capacidade de comunicar suas necessidades. No entanto, é crucial respeitar o tempo de cada criança e não forçar o processo prematuramente para evitar prejuízos físicos e emocionais.

O tempo necessário para completar o desfralde pode variar significativamente. Algumas crianças podem levar algumas semanas, enquanto outras podem precisar de meses. É importante entender que recaídas são normais e parte do processo de aprendizagem. O desfralde noturno, em particular, pode demorar mais tempo e deve ser abordado com paciência e sem pressão.

Durante o desfralde, é essencial evitar atitudes que possam gerar estresse ou insegurança na criança. Forçar a criança a usar o banheiro quando ela não está pronta pode causar resistência e frustração. Comparar a criança com irmãos, amigos ou colegas pode gerar ansiedade e sentimento de inadequação. Cada criança tem seu próprio ritmo e deve ser respeitada.

Punir a criança por escapes também é contraproducente, pois esses são normais durante o desfralde. Em vez de punir, é melhor reforçar positivamente os progressos. Evitar pressão e ansiedade é fundamental. A pressão para que o processo seja rápido e perfeito pode tornar o desfralde uma experiência estressante para a criança. Manter a calma e ser paciente é crucial para um desfralde bem-sucedido.

O desfralde é uma fase importante e delicada no desenvolvimento infantil, que deve ser conduzida com paciência, compreensão e respeito ao tempo individual de cada criança. Ao observar os sinais de prontidão, criar uma rotina consistente, usar recursos lúdicos e incentivar positivamente a criança, o processo pode ser mais tranquilo e eficaz. Evitar comparações, punições e pressões desnecessárias são práticas essenciais para garantir que o desfralde ocorra de maneira saudável e positiva, fortalecendo a autonomia e autoestima da criança.

Com essas orientações, os pais podem ajudar seus filhos a passar por essa fase com mais segurança e confiança, promovendo um ambiente de aprendizado e crescimento saudável.

Para saber mais sobre desfralde, visite https://www.cesdcampinas.org.br/quando-comeca-o-processo-do-desfralde e https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/chega-de-polemica-saiba-quando-realmente-e-a-hora-de-comecar-a-despedir-das-fraldas/