Criança sendo acolhida com um abraço ao chegar no Colégio Talento

Meu filho vai começar na escola. E agora?

Autor:

O acolhimento individualizado, o estabelecimento de vínculos afetivos e a paciência são fundamentais no processo de adaptação escolar

Do portão pra dentro, a expectativa é grande se o filho vai aceitar bem os primeiros contatos com a escola. Do portão para trás, o coração apertado dos pais ao terem que deixar aquele “serzinho” alí. Quem tem filho, ora ou outra vai passar por isso, mas o melhor é saber que existe todo um trabalho para acolher os pequenos estudantes nesse processo de adaptação escolar.

A forma como a criança se adapta pode influenciar seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo. A adaptação marca o início da jornada educacional, e a escola deve promover um ambiente seguro, estimulante e positivo para os pequenos. É o momento de se familiarizar com a escola, os colegas, os professores e as atividades educacionais. Isso pode gerar uma série de emoções e desafios como lidar com a autoridade, separar-se dos pais, rotinas, regras e novos colegas.

O Colégio Talento tem isso muito claro no processo de acolhimento dos alunos e se preocupa com cada detalhe. Na prática, a escola estabelece uma rotina previsível, cria um ambiente acolhedor, promove atividades que estimulam a interação e a expressão emocional. Além disso, mantém uma comunicação constante com os pais. Esses são fatores que permitem uma adaptação mais tranquila e positiva.

Seja no berçário, na educação infantil ou no caso de alunos novos, esse é um período de ajustes e descobertas e que gera ansiedade. Para pais de alunos em idades iniciais, as perguntas são frequentes: como me desapegar do meu filho? A escola vai cuidar bem dele? E se ele chorar, vão acolher? Para essas e outras questões, algumas dicas do Colégio Talento são: converse com seu filho sobre a nova escola, permita uma mudança gradual e, se necessário, deixe na escola períodos que vão se estendendo a cada dia. Tenha uma rotina, pois ela proporciona conforto e segurança.Para alunos novos também existe a dificuldade de adaptação. A insegurança e a ansiedade são quase inevitáveis, e aí as dúvidas: será que vou fazer novos amigos? A escola vai me acolher? Onde será a minha sala?  As orientações do Colégio Talento são no sentido do aluno e do responsável visitarem a instituição antes do primeiro dia e, assim, amenizar a sensação do desconhecido. A escola se propõe a realizar uma integração com o ambiente, os colaboradores e os colegas de turma. A parceria com a família deve ser efetiva no reconhecimento e na validação dos sentimentos da criança, oferecendo um ambiente de suporte, em que a criança se sinta à vontade para expressar suas emoções, dúvidas e inseguranças.

O Colégio Talento oferece total apoio e acolhimento nessa fase adaptativa, assegurando um começo de vida escolar positivo e enriquecedor.