17/07/2024
Trabalho é no sentido de desenvolver estratégias educacionais e sociais para guiar o caminho das crianças, das famílias e dos educadores para uma educação humanizada.
Todas as crianças são únicas e especiais, ao passo que as necessidades diferentes que elas possam apresentar não significam atraso ou inferioridade. Os alunos atípicos são aqueles que têm necessidades diferentes das outras crianças em sala de aula, podendo ser em áreas como o aprendizado, o comportamento, a comunicação ou a interação social.
O Colégio Talento busca oferecer estratégias que ajudem a promover um ambiente acolhedor, inclusivo e de apoio para o desenvolvimento saudável e feliz desses jovens, que têm habilidades e talentos incríveis. Alguns exemplos comuns de alunos atípicos incluem aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Síndrome de Down, entre outros.
Saber identificar, ter uma atuação assertiva, encaminhar e traçar estratégias de desenvolvimento é, de fato, fundamental para fazer a Inclusão acontecer de forma efetiva no ambiente escolar. “Esperamos contribuir para uma maior compreensão e aceitação da diversidade e promover uma abordagem mais empática e inclusiva em relação às crianças atípicas em nossa sociedade”, explica a diretora pedagógica do Colégio Talento, Silvana Montanari.
O objetivo do Colégio é contribuir com a conquista de autonomia e o exercício da cidadania para essas crianças por meio da educação. “Oferecemos apoio, protegemos, respeitamos e cuidamos de todos, sempre com acolhimento cheio de alegria e amor”, acrescenta Silvana Montanari.
Com isso, os educadores esperam contribuir para uma maior compreensão e aceitação da diversidade.
Para os pais
Os pais sempre buscam no Colégio Talento um ambiente escolar em que os filhos se sintam parte e que possam progredir. Quem tem filho atípico quer um plano de ensino pensado na diversidade, estrutura e materiais adequados para um ensino flexível. Compartilhar as responsabilidades com os membros da família promove um ambiente de colaboração e apoio mútuo.
Para os professores
Para promover uma cultura de respeito e oferecer o que o aluno atípico precisa, o professor deve entender as necessidades únicas e ser capaz de adaptar o ambiente de aprendizagem e as atividades. Assim, pode ajudá-lo a construir autoestima e confiança, tendo um impacto positivo em sua vida acadêmica e futura. Além disso, devem fornecer instruções claras e diretas, utilizar recursos visuais ou outros meios de comunicação alternativos e apoiar nas tarefas.
Para a escola
Importante ter uma cultura de compreensão, diversidade e aceitação. Incentivar e promover o envolvimento familiar, programas de educação e atividades que sensibilizem a comunidade.