Image de fundo Blor Home
Menina brinca de tocar violão com o pái e Colégio Talento mostra como divertir as crianças em casa nas férias.

Saiba como divertir as crianças em casa nas férias

15/07/2024

Colégio Talento apresenta sugestões de brincadeiras para garantir o entretenimento em família.

 

As férias escolares não são apenas dias de descanso, de sair da rotina de aulas, mas sim uma oportunidade para fortalecer vínculos, relaxar a mente, adquirir novos conhecimentos de uma maneira divertida, criativa e sem aquela ideia de algo maçante.

Enquanto as crianças descansam e ficam ansiosas por diversão nas férias, muitos pais continuam a rotina normal de trabalho. Porém, não se deve perder a oportunidade de criar memórias afetivas e as brincadeiras em casa são ótimas opções. 

Assim, para ajudar a fomentar a criatividade nesse período, o Colégio selecionou algumas atividades fáceis e interessantes de fazer em casa e que vão garantir muito agito e diversão para todos. 

1. Dança das cadeiras

Monte um círculo de cadeiras com a parte do assento voltada para fora e elas devem ser sempre em número menor do que o de participantes. As crianças caminham em torno das cadeiras, ao som de uma música. Quando a música parar, todos devem buscar uma cadeira para sentar. É necessário ter uma cadeira a menos do que a quantidade de participantes para que alguém fique em pé e, automaticamente, seja eliminado da rodada.

2. Boliche com materiais recicláveis

Materiais recicláveis podem se tornar qualquer coisa com criatividade e imaginação, características que não faltam nos pequenos. Um conjunto de seis garrafas PET somadas a uma bolinha de plástico garantem um programa diferente: boliche. Para deixar o brinquedo mais colorido, basta picar papéis coloridos (como crepom) e colocar dentro das garrafas.

3.Jogo de mímica 

A criança deverá fazer uma mímica e os demais tentarão descobrir. A partir de um comando, ela deverá expressar com gestos as palavras ou frases contidas numa carta a ser sorteada. 

4. Caixa de Segredos

Com uma caixa média de papelão, tesoura sem ponta, pano e objetos que não são cortantes ou pontiagudos, é possível criar uma ótima brincadeira de adivinhação. A ideia aqui é desenvolver a imaginação e as capacidades sensoriais da(s) criança(s), além de aguçar a curiosidade, estimular a linguagem. 

Atenção: lembre-se de adaptar o objeto para a idade da criança, de forma que seja possível acertar e saber o nome do que está sendo adivinhado. 

5. Pista de obstáculos

Pode ser feita dentro de casa ou no quintal. Atravessar por debaixo da mesa, sentar-se nas cadeiras enfileiradas sem tocar os pés no chão, pular uma montanha de almofadas e ter que desviar do caminho repleto de panelas sem encostar em nenhuma. Vale montar o circuito que puder imaginar em uma competição de tempo cronometrado.

 

Boas férias! 


Voltar

COMPARTILHE:

Bem-vindo ao nosso espaço virtual de aprendizado! Neste blog, embarcaremos em uma jornada emocionante através do vasto mundo da educação. Aqui, exploraremos as últimas tendências e dicas práticas para ajudá-lo a maximizar seu potencial de aprendizado.

Siga-nos

Newsletter