Alunos do Colégio Talento usam o computador e são estimulados nas metodologias ativas.

A revolução das metodologias ativas na educação

21/06/2024

Com a digitalização e o constante fluxo de informações, o modo como aprendemos e ensinamos tem evoluído significativamente. As metodologias ativas de aprendizagem emergem como uma resposta a essa transformação, colocando o aluno no centro do processo educativo e promovendo um ambiente mais interativo e dinâmico.

As metodologias ativas referem-se a abordagens pedagógicas que incentivam os alunos a serem protagonistas na construção de seu conhecimento. Em vez de apenas receberem informações passivamente, os estudantes são envolvidos em atividades práticas como resolução de problemas, discussões em grupo, trabalhos colaborativos, entre outras. As metodologias ativas transformam a relação entre aluno e professor, promovendo um aprendizado mais significativo e duradouro, afirma Silvana Montanari, diretora pedagógica do Colégio Talento, de Cotia (SP).

Essa abordagem foi popularizada pelos professores Charles Bonwell e James Eison em seu livro "Active Learning: Creating Excitement in the Classroom" (1991). O foco é o engajamento ativo dos alunos, proporcionando feedback imediato e consolidando o conhecimento através de atividades repetidas.

Diversas metodologias se enquadram nessa abordagem inovadora, cada uma com suas características específicas:

Gamificação: utiliza elementos de jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e colaborativo.

Design thinking: focado na solução criativa de problemas, passando por etapas de brainstorming, prototipagem e testes.

Cultura maker: incentiva o “faça você mesmo”, onde os alunos aplicam seus conhecimentos para resolver problemas práticos.

Aprendizagem baseada em problemas: os alunos enfrentam problemas reais, desenvolvendo soluções criativas.

Sala de aula invertida: o conteúdo teórico é estudado em casa, permitindo que o tempo de aula seja dedicado a discussões e atividades práticas.

Os benefícios dessa abordagem são amplos e variados. Estudos demonstram que a aprendizagem ativa aumenta o desempenho dos alunos em comparação aos métodos tradicionais. Além disso, as metodologias ativas promovem maior engajamento, autonomia e desenvolvimento de habilidades essenciais como pensamento crítico, colaboração e proatividade.

Silvana Montanari destaca: A implementação das metodologias ativas é fundamental para preparar os alunos para os desafios do século 21, desenvolvendo competências que vão além do conteúdo acadêmico.

Aplicando metodologias ativas

Para que as metodologias ativas sejam eficazes, é necessário um planejamento cuidadoso e investimento em formação docente e recursos tecnológicos. A tecnologia pode ser uma grande aliada, facilitando a gamificação, a sala de aula invertida e outras práticas inovadoras. Além disso, o envolvimento dos pais e a construção de uma relação positiva entre professores e alunos são fundamentais para o sucesso dessa abordagem.

Assim, ao promover um ambiente educacional onde os alunos são incentivados a interagir ativamente com o material de estudo, as metodologias ativas se mostram uma poderosa ferramenta para elevar a qualidade da educação, preparando os jovens para um futuro cheio de desafios e oportunidades.

Para saber mais sobre metodologias ativas, visite https://professor.escoladigital.pr.gov.br/metodologias_ativashttps://www.totvs.com/blog/instituicao-de-ensino/metodologias-ativas-de-aprendizagem