Criança com termômetro na boca com sintomas de dengue e Colégio Talento oferece orientações sobre a doença.

Dengue em crianças: identifique os sinais e saiba como agir

17/06/2024

A dengue é uma preocupação crescente, especialmente para os pais de crianças. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a doença pode causar sérios problemas de saúde. Com a incidência de casos aumentando, é crucial saber identificar os sintomas da dengue em crianças e entender as melhores práticas para prevenção e tratamento.

Os primeiros sinais da dengue em crianças podem ser confundidos com outras doenças. Febre alta, dores musculares e de cabeça, além de manchas vermelhas pelo corpo, são sintomas comuns. No entanto, é vital estar atento a sinais de alerta como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos, que indicam a necessidade de atenção médica imediata. A identificação precoce dos sintomas é essencial para um tratamento eficaz, afirma Silvana Montanari, diretora pedagógica do Colégio Talento, de Cotia (SP).

Para confirmar o diagnóstico, os médicos utilizam critérios clínicos e epidemiológicos, além de exames laboratoriais específicos como RT-PCR e sorologia. Uma vez diagnosticada, a dengue requer uma gestão cuidadosa dos sintomas. Para casos leves, hidratação adequada e repouso são fundamentais. Em situações mais graves, é necessário encaminhar a criança para cuidados especializados.

A prevenção é uma arma poderosa contra a dengue. No ambiente escolar, a conscientização é crucial. Realizar inspeções regulares para eliminar focos do mosquito e envolver as crianças em atividades práticas, como o plantio de plantas repelentes, são estratégias eficazes. A escola pode também organizar sessões interativas com profissionais de saúde, abordando desde o ciclo de vida do mosquito até métodos de prevenção.

As escolas têm um papel central na educação sobre a dengue. Ao promover campanhas de conscientização comunitária, ampliam o impacto das ações de prevenção, protegendo não só os alunos, mas também suas famílias e a comunidade em geral. Incentivar as crianças a participarem dessas atividades cria um sentimento de responsabilidade e capacitação, destaca Silvana Montanari.

O suporte psicológico também é essencial para ajudar as crianças e suas famílias a lidarem com o medo e a ansiedade que a doença pode causar. Oferecer esse apoio contribui para o bem-estar emocional dos afetados, promovendo um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.

Com uma abordagem integrada envolvendo educação, ação comunitária e suporte governamental, podemos reduzir significativamente os riscos da dengue. Sensibilizar crianças, professores e a comunidade é um passo crucial para proteger a saúde pública e garantir um ambiente mais seguro para todos.

Para saber mais sobre a dengue, visite https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/dengue-em-criancas-saiba-como-identificar-a-doenca e https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/02/08/dengue-em-criancas-saiba-quais-sao-os-sintomas-os-sinais-de-alerta-e-como-deve-ser-o-tratamento.ghtml