05/06/2024
Estresse e pressão no 3º ano do Ensino Médio exigem dos profissionais do colégio e dos pais o reconhecimento de que essa fase da vida é crítica, e requer cuidados com o bem-estar emocional do estudante.
No Ensino Médio, em que há a preparação para o vestibular e o Enem, o aprendizado é riquíssimo e colabora para o desenvolvimento do senso crítico e para uma maior autonomia do estudante. Apelidado de Terceirão, o 3º ano, especificamente, é uma montanha-russa emocional repleta de desentendimentos, dúvidas e receios que marcam uma transição para a vida adulta. Os estudantes, que costumam ter 17 anos, enfrentam ansiedade sobre o futuro, pressões acadêmicas e sociais, e incertezas sobre carreira e independência.
Nesse sentido, o Colégio Talento acolhe e oferece suporte para o desenvolvimento integral de cada aluno, ajudando a minimizar o excesso de pressão. É essencial oferecer apoio emocional e orientação prática, criando um espaço de reflexão e validação para que os jovens possam enfrentar essa fase com confiança e resiliência, comenta Silvana Montanari, diretora pedagógica da instituição.
O “Terceirão” é um período de intenso estudo e autodescoberta. É cansativo com o acúmulo de cobranças e parece faltar tempo para tantos compromissos. Assim, o Colégio orienta que essa sensação pode ser controlada com a organização, priorizando as tarefas mais importantes.
O psicológico vai a mil, afinal é o estágio da vida onde o aluno não é mais criança, mas também ainda não é um adulto. A questão da identidade e do autoconhecimento são colocados à prova, há a necessidade de se encaixar em um grupo, começam a ter visões de mundo distintas e isso pode gerar alguns conflitos. No Colégio, os educadores são orientados a trabalhar a autonomia, autoestima e autoconfiança.
Além disso, a típica pressão acadêmica, quando os estudantes começam a pensar sobre faculdade e tudo o que envolve uma carreira, mexe muito com os jovens. Com a expectativa dos vestibulares e do ENEM, precisam lidar com o estress e buscar apoio emocional. O Colégio Talento reforça, portanto, sobre o autocuidado, ter um descanso adequado, alimentação saudável e a prática regular de atividade física que melhora o desempenho cognitivo e ajuda a reduzir o estresse.
Outro ponto é que a ideia da conclusão do Ensino Médio provoca no aluno o medo do desconhecido, e as reflexões pessoais sobre as escolhas relativas ao futuro profissional. Dessa forma, ele já começa a sentir a separação dos amigos - que acabam buscando caminhos acadêmicos diferentes ou até em outras cidades – e o fim da rotina escolar padrão, causando um mix de sentimentos.
Com tantos aspectos intensos nessa fase da vida estudantil, o Colégio Talento acredita na importância do trabalho conjunto entre escola e família e está sempre atento aos comportamentos, com um olhar carinhoso e acolhedor.