menino ao celular, num ambiente meio escuro, muito concentrado na tela

Vício ao celular: informação e prevenção contra a nomofobia

24/04/2024

Autor:

Nomofobia: combatendo o vício em celulares

Prezados pais, vocês já se depararam com o termo "nomofobia"? Esta palavra, uma abreviação de "no mobile phone phobia", destaca um fenômeno preocupante: o medo de ficar sem acesso ao celular. No Colégio Talento, de Cotia (SP), percebemos a importância de abordar esta questão, visto que a nomofobia é um reflexo da dependência tecnológica na nossa sociedade moderna.

"A nomofobia é mais do que um hábito; é um vício ao celular que pode prejudicar seriamente a saúde mental e as relações sociais dos jovens", observa Silvana Montanari, diretora pedagógica do Colégio Talento. Ela ressalta que este transtorno, embora moderno, apresenta sintomas clássicos de vícios, como tolerância e abstinência.

Os sintomas da nomofobia são variados e podem incluir ansiedade extrema na ausência do celular, irritabilidade, verificação compulsiva do dispositivo e dificuldades de concentração. Além de perturbar o sono, esses comportamentos podem levar a sintomas físicos, como dores de cabeça e tensão muscular, e resultar em isolamento social.

A diretora Montanari alerta: "No ambiente escolar, estudantes com nomofobia podem sofrer um declínio no desempenho acadêmico e nas habilidades sociais devido à distração constante com seus telefones".

Estratégias de prevenção e tratamento

Como pais, a comunicação aberta sobre o uso responsável da tecnologia é essencial. Estabelecer limites claros para o uso do celular e encorajar atividades que não envolvem tecnologia são passos importantes para reduzir a dependência. Além disso, no Colégio Talento, professores incorporam discussões sobre uso saudável da tecnologia em suas aulas e promovem atividades que incentivam a interação pessoal e o trabalho em equipe, afastando a atenção dos alunos de seus dispositivos.

"Entender e abordar a nomofobia é crucial para promover um equilíbrio saudável entre a vida digital e a real, assegurando um estilo de vida mais saudável e equilibrado para nossos alunos", conclui Silvana Montanari.

Quer mais informações sobre a nomofobia? Clique nos links camara.leg.br/radio/programas/977152-nomofobia-o-vicio-ao-celular-o-que-saber-e-como-evitar e exame.com/ciencia/nomofobia-entenda-o-que-e-o-transtorno-e-as-formas-de-minimiza-lo