Mãe olha muito trite para o filho e também aparenta estar abatido

Combatendo o bullying: orientações aos pais

10/05/2024

Como descobrir se seu filho está sofrendo bullying?

O bullying é um padrão de comportamento agressivo, repetitivo e intencional, que pode ser manifestado de várias maneiras - desde agressões verbais e físicas até o cyberbullying. Este fenômeno afeta profundamente a vítima, causando danos emocionais e psicológicos.

No Colégio Talento, localizado em Cotia (SP), estamos dedicados a criar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor para todos os nossos estudantes. "É crucial reconhecer os sinais de bullying e tomar medidas proativas para garantir o bem-estar emocional e físico de nossos alunos", enfatiza a diretora pedagógica, Silvana Montanari.

Sinais de alerta

Fique atento a alguns sinais que podem indicar que seu filho está sofrendo bullying na escola:

Isolamento social
Se seu filho ou filha parece estar se afastando de amigos e familiares, é um sinal de alerta.

Mudança de humor
Tristeza persistente ou irritabilidade podem indicar que a criança está enfrentando problemas.

Aversão à escola
A relutância em frequentar a escola pode ser um sinal de que algo está errado.

Se você suspeita que seu filho está sofrendo bullying, é essencial agir. Inicie conversas abertas e ofereça um ambiente seguro para que eles compartilhem suas preocupações. Documente os incidentes e trabalhe em parceria com a escola para resolver a situação. O apoio de profissionais, como psicólogos, pode ser valioso.

No Colégio Talento, estamos comprometidos com a prevenção e o combate ao bullying. Implementamos programas de conscientização, políticas claras e oferecemos suporte contínuo a todos os alunos.

Para mais informações sobre bullying, acesse brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying ou www.unicef.org/brazil/blog/bullying-e-violencia-escolar